sábado, 7 de janeiro de 2012

Mastigação!!!!

Pode até parecer uma coisa simples,mas não se enganem a mastigação é o principal!!!!

É onde tudo começa, na boca, em nossa boca é onde se inicia a digestão dos alimentos, então um alimento mal mastigado é igual a uma digestão mal feita....
Desde pequenos sempre ouvimos, mastiga direito!!!! conta até 20 para engolir.... mas é bem mais que isso, para um bariátrico (quem passa pelo processo de redução) a mastigação será eternamente a chave para uma boa alimentação, pois um alimento mal mastigado poderá te engasgar.
Uma carne que mal se mastiga entala em seu estômago e a forma mais facil de retirá-la dali muitas vezes é um processo de endoscopia (Que garanto é muito desconfortavel faze-la como exame, nem imagino para "desentopir" rsrs).

Então vamos lá:
ao sentar-se para comer não tenha pressa, o ideal é que a refeição dure no minimo 40min,nos dias de hoje é complicado ter esse tempo todo porem ele será necessário, mastigue devagar e calmamente, nunca recarregue o garfo com a comida isso só fara vc ter mais pressa em engolir a que está mastigando, então coloque a comida na boca solte o garfo e mastigue ate que o alimento esteja pastoso bem liquido ai sim você deverá engolir, para facilitar corte as carnes sempre em pedaços bem pequenos, igual ao que se faz para crianças.

Bariátricos precisar entender que depois da cirurgia isso será fundamental para um bom desemvolvimento dos resultados.

E isso não serve apenas para bariátricos é para qualquer pessoa, pois é quando mastigamos que o cérebro recebe a informação de saciedade, o fato é QUEM MASTIGA MAIS COME MENOS!!!!!
E não é brincadeira mastigando devagar, temos a sensação de saciedade bem mais rápido e diminuindo a comida ja começamos a emagrecer antes mesmo de operar.

Fica a Dica...
Abraços
Jamile Sumere

2 comentários:

  1. Estou só fazendo um teste de comentario....
    espero que gostem do blog

    ResponderExcluir
  2. Jamile, muito bacana sua iniciativa de publicar sua experiência...vc pode ajudar muita gente com isso! Que Deus te abençoe!
    Saudade de vc!

    Daiane B.

    ResponderExcluir